terça-feira, 23 de abril de 2013

Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis – SEMUSA divulga os números parciais da campanha de vacinação contra a gripe.


Os dados parciais divulgados pela SEMUSA mostram que foram imunizadas, na primeira semana da campanha contra a gripe no município, 11.056 pessoas, o equivalente a 32,8 % da população-alvo. Os números registrados pela SEMUSA referem-se à vacinação realizada desde o dia 15/04 até as 14 horas do dia 20/04, o Dia D de Mobilização. Minas Gerais registrou, no mesmo período, cobertura vacinal de 29,2%. A meta da SEMUSA é vacinar 33.709 pessoas, o que equivale a 80% do público-alvo. 

A SEMUSA ressalta que a vacina é segura e é a principal arma para reduzir as complicações, casos graves e óbitos provocados pela gripe. Além disto, alerta para a importância da vacinação junto às grávidas e também para aquelas que estão até 45 dias do período pós-parto, o chamado puerpério. A vacina, além de proteger estes grupos contra a doença e suas por complicações da gripe, também protege o bebê. A gestante vacinada  também transfere proteção para a recém- nascido.

O público-alvo é formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos, que este ano terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde desde o primeiro dia da vacinação, ao contrário das campanhas anteriores, quando esses grupos somente eram vacinados após concluídos os trabalhos de vacinação dos idosos.
A Secretaria Municipal de Saúde também chama a atenção para as pessoas que ainda não se vacinaram que a campanha prossegue até a próxima sexta-feira (26/04) em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

BALANÇO PARCIAL – Já foram vacinadas 1.333 crianças, o que corresponde a 34,3% deste público-alvo. Procuraram ainda postos de saúde 592 gestantes, correspondendo a 30,5 % do total de futuras mães. Entre os idosos, 8.733 já receberam a dose da vacina contra a gripe, resultando em uma cobertura vacinal de 35,5% do total.
Também foram vacinadas 134 mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, o que representa 42,0% do total.

EFICÁCIA - Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS, e é respaldada por estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

PRESCRIÇÃO - Os doentes crônicos precisam apresentar receita médica contendo a prescrição da vacina no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário