sexta-feira, 17 de julho de 2015

Unaids destaca avanços do Brasil no controle da aids

15 milhões de pessoas que vivem com o vírus HIV já estão sendo tratadas em todo o mundo. É o que aponta o novo relatório da Unaids, programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids.

O documento mostra que a meta estabelecida pela ONU, Organização das Nações Unidas por meio dos Objetivos do Milênio de reduzir a propagação do HIV no planeta, em até 2015, foi alcançada, conforme destaca o diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita.“Nesse relatório de celebração global tem varias citações do Brasil e todas as relações extremamente positivas que mostra o papel que o país teve nesta historia global, desde a implementação dos remédios genéricos que o Brasil provou que os medicamentos podiam ser mais baratos e acessíveis para todos os países pobres do mundo. Até, por exemplo, a licença compulsória do Efavirenz que mudou a história de como se negocia com a indústria farmacêutica, quando o direito do paciente, o direito humano sobrepõe ao direito comercial da empresa de colocar o preço que ela bem entende”.

O diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, Fábio Mesquita, destaca ainda que o relatório da Unaids mostra também o avanço do Brasil no controle da transmissão do HIV. “Nós somos um dos países que mais derrubou mortalidade por aids em todo o mundo, nós avançamos muito no controle da transmissão vertical do HIV e nós somos um país que dá um dos maiores acessos ao medicamento antirretroviral em todo o mundo. Por diversos dos indicadores que estão no relatório, o Brasil se coloca em uma posição muito privilegiada de reconhecimento do trabalho, do esforço que vem sendo feito no Brasil”.

 Para saber mais sobre as ações de prevenção e tratamento para pessoas com HIV e aids, acesse a página do departamento DST/Aids e Hepatites Virias do Ministério da Saúde.


Esse post faz parte de Geral e possui as seguintes tags: Objetivos do Milênio,  vírus HIV,  conjunto das Nações Unidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário