domingo, 5 de junho de 2011

Atenção Mulheres: ser fumante, não é mais sexy.

Atenção Mulheres: ser fumante, não é mais sexy.

 Na década de 70, ícones mundiais como Marilyn Monroe e a personagem de desenho animado Betty Boop, davam uma falsa impressão de charme às mulheres fumantes. Considerando a época, podemos até usar em defesa dessas vanguardistas, o fato de que elas não tinham conhecimento do mal que faziam a si mesmas. Mas hoje não tem mais desculpa certo? Errado!
Apesar das mais diversas campanhas contra o tabagismo e dos infinitos (e assustadores) dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde; ainda assim um terço da população mundial se declara fumante. Ou seja, cerca de 2,4 bilhões de pessoas têm contato diariamente com substâncias tóxicas. Sem contar os fumantes passivos, vítimas dos fumantes sem etiqueta, que fumam em lugares fechados e proibidos por lei.
 Achou esse número assustador? Espere até ver os próximos. Ainda segundo a OMS, a cada dia,100 mil pessoas tornam-se novos fumantes, entre elas, crianças. Pesquisas mostram que, mesmo em países desenvolvidos, 42% dos homens e 24% das mulheres são fumantes. No Brasil, um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) indica que 18,8% da população brasileira é fumante – 22,7% dos homens e 16% das mulheres.
O tabagismo é responsável pela morte de cinco milhões de pessoas por ano no mundo. Só no Brasil, 23 brasileiros morrem por hora; cerca de 200 mil por ano. 

 Um mal ainda maior para as mulheres

 O cigarro pode tirar em média,  14,5 anos de vida de uma fumante.  Fumar aumenta significativamente o risco de muitos outros tipos de de câncer em mulheres incluindo o câncer de mama, câncer de boca, câncer de faringe, laringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, útero e cervical. 
 Mulheres que fumam tem o dobro de chance de desenvolverem doença coronária e 10 vezes mais riscos de morrer de doença pulmonar obstrutiva crônica do que não fumantes. 
 O cigarro pode também levar a menopausa prematura, doença nas gengivas, perda de dentes e envelhecimento prematuro da pele. 
 Mulheres fumantes em idade reprodutiva podem ter mais dificuldades em engravidar, ter partos prematuros, bebês com peso muito baixo, bebês com baixa função pulmonar, bronquite ou asma. 
 Mulheres com mais de 35 anos que fumam e tomam anticoncepcionais tem risco de desenvolver coágulos sanguíneo fatais. 
 Por isso mulheres, ”SE AMAR” faz parte do primeiro passo para parar de fumar. Afinal, aprendemos hoje que ser sexy é ser saudável. E isso não inclui o cigarro na sua dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário