terça-feira, 26 de junho de 2012

Gripe suína matou 15 vezes mais do que se imaginava


A pandemia de gripe suína ocorrida em 2009 assustou o mundo. Até os jogos da Libertadores daquele ano foram adiados por conta do surto que assolou o México, um dos países mais afetados pela doença. Só agora, três anos depois, a Organização Mundial de Saúde conseguiu dimensionar como a gripe suína afetou o planeta.


A estimativa inicial supunha que a doença tinha matado 35 mil pessoas em todo o globo. Na época, expectativas mais pessimistas elevaram essa contagem para 284 mil pessoas. Agora, pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, em Atlanta (EUA), reajustaram essa contagem para 570 mil pessoas.

Normalmente, um surto de gripe mata de 250 mil a 500 mil pessoas todo ano. Cerca de 90% das mortes são de idosos com mais de 65 anos e em torno de 55% delas acontecem em países africanos ou do sudeste asiático, de acordo com as estatísticas da OMS.
Segundo a entidade, a mortalidade da gripe suína foi 3,5 vezes maior que um surto de gripe comum, o que corrobora a estimativa de quase 600 mil mortos pela gripe suína em 2009. (mais na New Scientist)

Fonte: Charles Nisz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário