sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Ministério da Saúde informa aos viajantes cuidados para prevenir a gripe

Os países localizados no Hemisfério Norte encontram-se nesse momento na estação do inverno, quando sempre é mais intensa a circulação do vírus da influenza. As autoridades sanitárias americanas estão alertando que, no atual inverno, a transmissão de influenza iniciou-se mais precocemente e tem sido bastante intensa, situação semelhante à identificada no Canadá, devendo-se observar as medidas de prevenção. Essa variação de intensidade e gravidade dos casos de influenza ocorre normalmente em diferentes anos, relacionada com fatores climáticos, com as características dos sorotipos do vírus de influenza que estão circulando e com a maior ou menor proteção fornecida pela vacina utilizada naquele ano. Os sorotipos do vírus da influenza que estão circulando, de maneira predominante, nos Estados Unidos e Canadá são o influenza A(H3N2) e o influenza B, que fazem parte da vacina de influenza para o Hemisfério Norte que foi utilizada naqueles países desde o final do ano passado e que também integraram, com pequenas variações, a vacina utilizada no Hemisfério Sul, incluindo o Brasil, o que pode fornecer alguma proteção aos que se vacinaram na campanha de 2012. Cabe lembrar, entretanto, que como a proteção fornecida pela vacina de influenza é parcial, pois pode haver variações entre os sorotipos e circulação de sorotipos não incluídos na composição da vacina, além de limitada no tempo, com redução significativa da proteção após seis meses de aplicação da vacina, mesmo pessoas vacinadas devem adotar as medidas de prevenção e procurar atendimento médico ao apresentarem sintomas da gripe.
Não há recomendação de cancelamento de viagens para esses países por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), ou do Ministério da Saúde do Brasil. Entretanto, é importante que todos os viajantes para aquelas localidades, assim como para qualquer país que agora se encontra na estação do inverno, observem os cuidados de prevenção da influenza, particularmente aquelas pessoas que apresentam condições que podem favorecer a ocorrência de casos mais graves, como os idosos, as crianças menores de 2 anos, as mulheres grávidas e os portadores de doenças que afetam a imunidade.
Esses cuidados são:

1. Procurar evitar contato com pessoas doentes de gripe;

2. Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel várias vezes ao dia;

3. Proteger a tosse e o espirro com lenço descartável;

4. Não viajar se estiver doente;
A pessoa que estiver viajando e apresentar os sintomas da gripe (febre acompanhada de tosse ou dor na garganta e dor de cabeça) deve procurar imediatamente atendimento médico para que este avalie a necessidade de prescrever os medicamentos antivirais específicos. A utilização precoce dessas medicações pode ser eficaz para prevenir o agravamento do quadro.
Não há obrigatoriedade da vacinação contra a gripe antes de qualquer viagem. A vacina contra a gripe é fabricada com composição específica para cada ano e cada Hemisfério, sendo de utilização imediata, durante o período que antecede o inverno. Passado esse período, os fabricantes iniciam a produção da vacina que será utilizada no outro Hemisfério, no inverno seguinte. Assim, não há disponibilidade de vacinas contra a gripe no período do verão. Quem buscar vacinação em clínicas privadas deve observar cuidadosamente se a vacina é a específica para o Hemisfério Norte e o prazo de validade da mesma. Além disso, deve ser levado em conta que a proteção da vacina só se inicia após um período de 7 a 15 dias depois da aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário