quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Verão, alerta para os cuidados com o sol e calor - Recomendação é comer muitas frutas, saladas e ingerir bastante água


O verão é a época mais quente do ano e as pessoas aproveitam as férias para curtirem este clima propício a viagens. Praia, Sol e calor. Combinação perfeita para curtir esta estação.
Mas para que um dia de lazer não termine antecipadamente ou de forma traumática, é necessário adotar alguns cuidados.

Os principais problemas registrados durante esta época do ano, são as infecções intestinais, desidratação e as diarreias, males que são ocasionados pela ingestão de alimentos contaminados ou mal acondicionados e de água não tratada, na maioria dos casos atendidos em consultórios particulares ou nas Unidades de Saúde do SUS.

Para evitar que o verão venha acompanhado de graves problemas de saúde, que podem, inclusive, levar à morte, é necessário seguir algumas recomendações. A mais importante é ingerir muita água, mas sabendo sempre a procedência e averiguando se ela é tratada ou mineral, além de verificar como os alimentos foram preparados seguindo os padrões de higiene e se estão bem guardados, uma vez que o período é muito propício para a proliferação de  microrganismos (bactérias) causadores de infecções e de intoxicações alimentares.

É recomendável que se consuma muitas frutas, saladas e também ingerida muita água, principalmente quando se estiver bebendo cerveja ou outra bebida alcoólica.
Cuidados especiais devem ser tomados em relação ao consumo de alimentos em praias e clubes, incluindo os vendidos por ambulantes ou em bares e restaurantes, que devem ser bem refrigerados e colocados em isopor com gelo produzido com água tratada e mineral.  No caso de alimentos quentes, eles devem estar acondicionados em bolsas térmicas.
Como nesta época do ano aumenta o risco de se contrair diarreias, torna-se fundamental, para se evitar a doença colocar em prática alguns cuidados como consumir água fervida, filtrada ou clorada utilizando o hipoclorito de sódio a 2,5% de forma adequada, em se tratando da população sem acesso a água potável; higiene pessoal, principalmente em levar bem as mãos; descartar alimentos que entraram em contato com água contaminada; acondicionar o lixo em recipientes fechados; e realizar limpeza e desinfecção periódica das caixas d’água, entre outras medidas.

A desidratação, comum no verão quando não são tomadas as precauções necessárias, tem como principal sintoma a sensação de sede, com boca seca ou pouca salivação. O volume de urina também diminui e, no caso de crianças, ficam rapidamente com os olhinhos fundos. E a prevenção da desidratação requer cuidados simples, como por exemplo, a oferta de líquidos várias vezes ao dia
Nas desidratações leves, o tratamento oral, com a reposição de líquidos através do soro caseiro, é suficiente para deter o processo de perda de água pelo organismo. Mas tem caso do paciente, em quadros mais severos, necessitar de hidratação por soro via venosa.

Precauções gerais

·    - Sempre que possível, evite sair nos horários em que o sol estiver a pino, das 10h às 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer.
·       - Use filtro solar, sempre.
·         - Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra.
·         - Prefira uma alimentação leve: frutas suculentas, saladas - e, é claro, um sorvetinho para refrescar.
·         - Mantenha-se hidratado: beba bastante líquido, a toda hora. Nem espere a sede reclamar.
·     - Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Eles vão fazer com que você perca ainda mais líquido corporal.
·         - Facilite a transpiração: use roupas folgadas, de tecidos leves e claros.
·        -  Uma boa ideia é incluir um chapéu ou boné no figurino.
·      - Também não se esqueça dos óculos escuros. Mas não adianta ser qualquer um: ele precisa ter proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis.
·         - Para se refrescar nos momentos mais críticos procure, se puder, um ambiente público (shopping, biblioteca) com ar-condicionado. Mesmo que você não permaneça no local por muito tempo, essa providência vai ajudar a manter seu corpo mais fresco quando você tiver que retornar para o calor.
·         - Mas, para aliviar mesmo, nada melhor do que água. De acordo com suas possibilidades, lave rosto, nuca, braços e mãos, tome uma ducha fria, mergulhe na piscina ou tome um banho de mar.
- Tenha um cuidado ainda maior com bebês e crianças, maiores de 65 anos e pessoas doentes - especialmente cardíacos ou com pressão alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário